quinta-feira, 3 de junho de 2010

Três exemplos de culturas geneticamente modificadas

Na Europa, são actualmente autorizadas três culturas geneticamente modificadas (Junho 2002). Elas são, feijão de soja, milho doce e colza.


Feijão de Soja: esta planta geneticamente modificada tem a característica de resistir à pulverização, ou seja, quando se processa a pulverização da cultura por parte do agricultor esta não é afectada. Este processo faz com que as pestes não prejudiquem estas plantações, melhorando assim as colheitas.










Milho Doce: este milho geneticamente modificado é também definido por Bt, pois o novo gene introduzido nesta planta provém de uma bactéria chamada Bacillus thuringiensis. Este milho caracteriza-se por produzir um “veneno” que mata insectos nocivos, sendo esta característica vantajosa para os agricultores pois já não necessitam de aplicar pesticidas nas plantações. No entanto, existe o risco de os insectos indesejáveis desenvolverem tolerância ao veneno, tornando-se resistentes aos mesmos.
















Colza: Nesta planta a característica que é mais importante é a existência de um gene que lhe permite resistir a determinados pesticidas. Assim, quando o agricultor pulveriza a cultura de colza com insecticidas, destrói a maior parte das pestes sem afectar as plantas de colza geneticamente modificadas. Esta planta tem também a capacidade de não produzir pólen, não podendo, por isso, polinizar outras plantas/culturas.

















Curiosidades:
- A cana do açúcar é um outro exemplo de planta geneticamente modificada que tolera a pulverização de pesticida.

- O algodão e as batatas são também outros exemplos de plantas geneticamente modificadas que produzem insecticida.

- Os morangos, o ananás, os pimentos e as bananas são outros exemplos de produtos alimentares geneticamente modificados que se mantêm frescos durante mais tempo.


Recuperado em 3 de Junho de 2010 em http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont3.htm

6 comentários:

Problemática do Parque Natural da Arrábida disse...

A produção de alimentos geneticamente modificados tem vindo a aumentar. Estes produtos são vendidos ao consumidor, mas será que este saberá o que está a comprar? E se soubesse, será que iria comprar? Existem estudos que afirmam que os OGM’s não trazem problemas para a saúde, mas existem outros estudos que o contradizem. Este tema é muito polémico, pois a nível ético poderá não ser bem aceite.

Grupo: Ana Paula, Ana Beja, Sara Silva, Soraia Cardoso, Susana Godinho
Blog: http://problematicarrabida.blogspot.com/

Aqua disse...

Achamos a informação fornecia pelo grupo muito util, pois consideramos que os consumidores deveriam saber de onde vêm os produtos que consomem. Pelo que já lemos sobre este tema, nós não chegámos a um consenso sobre os OGM0's. Será que a médio ou longo prazo estes produtos não serão prejudiciais à saúde do ser humano? E os ecossistemas não sofrerão também com este tipo de produção?

JL JL disse...

Concordamos que os consumidores, nós devemos saber de onde vem e como chegam a nós os produtos que consumimos. No entanto será que estes produtos, geneticamente modificados, não irão causar problemas na saúde humana e não poderá prejudicar os ecossistemas?
Apesar de existirem provas de que os OMG's não sejam prejudiciais á saúde, ainda é um tema muito polémico , será ou não prejudicial?
Continuem a fornecer mais nformações, e um bom trabalho!!

Mónica Mogne disse...

Olá colegas,

mas existe alguma informação nas embalagens que identifiquem os produtos?
Nunca pensei em certos produtos como OGM!!!

Li num artigo que os OGM's podem levar uma grande problemática : o «fluxo de genes», ou seja, através da polinização pode ocorrer a passagem de genes das culturas de plantas genéticamente modificadas e as culturas de plantas tradicionais. Já pensaram no impacto ambiental?

Mónica Mogne

Ana, Daniela, Joanas disse...

Olá a todas. desde mais, sabendo que este tema se apresenta cada vez mais como uma verdadeira controvérsia, tal como já referiram, não será prejudicial para o ambiente e para a saúde do homem a produção de produtos como OGM's? Apesar de através de certas publicações ser possível ao consumidor saber melhor de onde provêm certos alimentos pensamos que é um aspecto que ainda deve ser melhor trabalhado pelos produtores e agricultores, bem como o apelo ao consumo de produtos como OGM's.

ESES - Ambiente e Desenvolvimento Sustentável disse...

Actualmente a produção de alimentos geneticamente modificados, verifica-se cada vez mais.
Na Europa são, actualmente permitidas três culturas geneticamente modificadas que são: Feijão de soja, milho doce e colza. Estes produtos encontram-se à venda na maioria das infra-estruturas comerciais.
Na compra destes alimentos é possível identificar, no rótulo da embalagem se um alimento foi geneticamente modificado ou se contém ingredientes geneticamente modificados, uma vez que a União Europeia obriga à rotulagem de produtos geneticamente modificados.
Na sua maioria, os consumidores aderem a este tipo de produtos, uma vez que são mais económicos.
A União Europeia assegura a inexistência na Europa de alimentos geneticamente modificados que representem um risco para o consumidor.

Fonte:
http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont5.htm

Enviar um comentário