quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comentário Final

O nosso grupo é a favor dos organismos geneticamente modificados uma vez que as culturas geneticamente modificadas apresentam uma maior resistência a condições climáticas extremas, como secas e geadas, bem como uma maior produção agrícola de alimentos, fazendo com que os produtores das mesmas tenham lucro.
Ao nível da saúde humana, por exemplo, podemos salientar o enriquecimento nutricional dos alimentos. Ao nível ambiental e económico, estas culturas apresentam eficientes resultados de produção.
Porém, o grupo, tal como referiu em algumas postagens, também tem conhecimento das desvantagens associadas às OGM’s, tais como o surgimento de insectos resistentes aos pesticidas e a eliminação de populações benéficas à agricultura.
Concluindo, apesar de existirem grandes desvantagens, com o avanço da tecnologia e com uma maior fiscalização, pensamos que estas se esbaterão.

2 comentários:

Mónica Mogne disse...

Olá colegas, este é o tema que mais dificuldade tenho em imitir um parecer final!
Concordo que os novos produtos podem melhor a qualidade alimentar e nutricional, e por isso a saúde!No entanto, tenho algum receio com a questão da polinização! Considero que seria um desastre ambiental a mistura das colheitas de OGM e as culturas tradicionais.
Considero o vosso tema muito interessante, até porque pode estar realcionado com o meu. Depois de termos uma planta genéticamente modificada ... seria óptimo clonar! :)) ... Mas depois qualquer dia já não restam «sementes» naturais!

Tenho receios acerca da redução da biodiversidade!

No parecer da National Geographic, num artigo sobre esta temática a resposta à pergunta « Próximo Passo?» é « Avançar, com cautela.»

Talvez seja esta a melhor solução! Mas é difícil, porque o Homem a maior parte das vezes não é cauteloso!

Problemática do Parque Natural da Arrábida disse...

O nosso grupo concorda com a primeira afirmação que a Mónica refere, pois este tema é bastante polémico. Os OGM'S poderão ter beneficios, como referem: "(...)enriquecimento nutricional dos alimentos(...)", mas estes produzem pesticidas e isso não será prejudicial para a nossa saúde?
A Mónica refere a certa altura: "Mas depois qualquer dia já não restam «sementes» naturais!", e o nosso grupo concorda com a afirmação.
A nossa opinião sobre o uso de OGM'S é negativo, pois não concordamos com o uso destes.

Grupo: Ana Paula, Ana Beja, Sara Silva, Soraia Cardoso, Susana Godinho

Enviar um comentário