quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vídeo complementar

Caros visitantes,

Procurámos um vídeo que vos ajudasse, inicialmente, a compreender melhor esta temática. Este vídeo fala, de um modo geral, dos transgénicos em Portugal, do seu consumo e dos possíveis efeitos nefastos no Homem e/ou animais.

Pedimos, desde já, desculpas por não conseguir disponibilizar o vídeo directamente no blog, mas tentaremos resolver o mais brevemente possível este problema.

Colocamos de seguida o site para que possam ter acesso desde já.

http://www.youtube.com/watch?v=kbC4jdruQpg

6 comentários:

Mónica Mogne disse...

Olá colegas,

este tema é mesmo fantástico!

Sei que ainda existe muitas dúvidas sobre estes alimentos!!! Eu própria acho que os prós e contras são muitos!
Em relação às vantagens :
(1) as colheitas destas plantações devem ser de melhor qualidade e em maior número (o que até podia significar uma redução da fome no mundo!!! Era muito bom ... mas pouco provável! :-/
(2) menos pesticidas, porque penso que os próprios alimentos acho que já têm imunidade, certo???
(3) pode significar uma alimentação mais completa, uma vez que escolhemos o que lá queremos dentro!!! Até podemos eliminar os elementos prejudiciais à saúde!

Mas ... decerto não são só vantagens!!!

Vou deixar uma questão: Através da polinização as sementes das culturas genéticamente modificadas podem misturar-se com as plantações normais e depois?



Mónica Mogne

Andreia; Andreia e Catarina disse...

Agradecemos o vosso contributo no nosso blogue e a vossa sugestão, vemos que já estão um pouco a par deste tema. Iremos pensar na vossa proposta para o nosso blogue.
Grupo: Andreia, Andreia e Catarina

Ana, Daniela, Joanas disse...

Boa tarde!!

Consideramos a escolha deste tema pertinente, embora já tenha sido abordado anteriormente, o que não necessitará de uma introdução tão aprofundada ao tema.

É verdade que os OGM's implicam bastantes vantagens e desvantagens mas, os transgénicos são uma excelente aposta, visto que podemos incluir nos mesmos vários nutrientes e vitaminas necessárias à saúde humana.
A reprodução de alimentos geneticamente modificados, faz com que a sua produção seja então mais lucrativa e produtiva, o que auxiliará no combate à fome no Mundo.

Gostaríamos de saber a vossa opinião, acerca disto, tendo em conta que a fome é um dos problemas sociais mais graves, e que os transgénicos é um dos problemas sociais mais controversos.
Será que vale a pena continuarmos num impasse quando há indivíduos a morrer à fome?

Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho

ESES - Ambiente e Desenvolvimento Sustentável disse...

Desde já, agradecemos o vosso contributo para a dinamização do nosso blog. Quanto à questão “Será que vale a pena continuarmos num impasse quando há indivíduos a morrer à fome?” o grupo chegou a um consenso. Pensamos que não se trata de valer ou não a pena. Cremos que não existem, no momento, estudos suficientes que comprovem as consequências do consumo de transgénicos, no Homem. Por isso, numa perspectiva de minimização de riscos, julgamos que não seria justo arriscar a saúde de pessoas que hoje têm um nível de vida suficientemente bom para não passarem dificuldades alimentares, pelas que estão de facto a morrer. Isto, porque se os transgénicos forem prejudiciais à vida humana, acabariam por morrer as pessoas que estão a morrer à fome actualmente, mais as que não se encontram nessa situação. Esperamos, assim, ter-vos esclarecido quanto a esta questão.

Ana, Daniela, Joanas disse...

Boa noite

Actualmente já existem estudos que comprovam as consequências do consumo de transgénicos e, também por isso é que esta se tornou numa temática controversa.
Os efeitos do consumo de transgénicos é algo que, com o desenvolvimento da tecnologia, pode ser perfeitamente ultrapassável, auxiliando assim as pessoas de classe média, alta ou baixa.

Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho

ESES - Ambiente e Desenvolvimento Sustentável disse...

Para responder à questão da Mónica recorremos ao artigo, Monnier, E ; Bellanger, B e Lassagne, F. (2007).OGM: Sont-ils dangereux?. Science et vie.55-69, facultado pela professora Elizabete Linhares.E recorremos também ao manual de 12º ano de biologia (Silva, Amparo Dias da; Gramaxo, Fernanda; Santos, Maria Ermelinda; Mesquita Almira Fernandes; Baldaia Ludovina; Félix, José Mário; (2006); Terra Universo de Vida (2ªParte – Geologia); Porto Editora: Porto).

Para que todos entendam decidimos colocar algumas definições :

Orgãos reprodutores masculinos da flor – São os estames, onde se formam os grãos de pólen.

Órgãos reprodutores femininos – São os carpelos, onde se formam os óvulos.
Após a fecundação, é nos óvulos que se forma as sementes.

Polinização – Transporte de grãos de polén para órgãos femininos da mesma flor (polinização directa) ou de flores pertencentes a outras plantas da mesma espécie (polinização cruzada). Esta última vai permitir uma maior variabilidade genética nos indivíduos da nova geração.

Ao consultar este artigo percebemos que ao existir a possibilidade de dispersão de grãos-de-pólen existe a possibilidade de disseminação que pode também ocorrer pelas sementes (dependendo do tipo de culturas). Obviamente com a distância a capacidade de dispersão diminui substancialmente mas no entanto, existe a possibilidade de se dispersar através de animais, água ou vento. Assim, pode existir a oportunidade para o cruzamento entre plantas modificadas geneticamente e plantas não modificadas através da reprodução sexuada. E consequentemente a passagem de características do OGM à descendência da planta não modificada.

Ana Cardoso, Carina Coelho, Carla Ferreira, Lisandra Medinas e Vânia Ferreira

Enviar um comentário