quinta-feira, 29 de abril de 2010

O que são Organismos Geneticamente Modificados?


Visto que os genes contêm as informações necessárias para que se manisfestem características hereditárias dos seres vivos, cabe à engenharia genética (conjunto de técnicas que permite a identificação, manipulação e multiplicação do material genético), isolar genes de determinados organismos, identificando a característica que estes transmitem, para depois introduzi-los noutros organismos. Ou seja, todos os organismos em que é inserido um ou mais genes provenientes de seres de outras espécies ou a partir da produção em laboratório, de forma não natural, para lhes conceder uma ou mais características desejadas, definem-se por organismos geneticamente modificados. Estes organismos são também conhecidos por transgénicos (trans = modificação + génicos = genes).


Fontes: Recuperado em 29 de Abril de 2010 http://plantasgm.files.wordpress.com/2008/12/transgenesisogm-escoladesampaio2007-082.pdf;
Adquirido em 29 de Abril de 2010 http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./biotecnologia/index.html&conteudo=./biotecnologia/artigos/engenetica.html;
Disponível em 29 de Abril de 2010 http://deco.proteste.pt/organismos-geneticamente-modificados-ogm/o-que-sao-organismos-geneticamente-modificados-s379751.htm

4 comentários:

Andreia; Andreia e Catarina disse...

O grupo em questão já tinha alguns conhecimentos sobre os organismos geneticamente modificados, devido ao trabalho elaborado na Unidade Curricular de Ciências da Natureza, como tal, podemos afirmar que as plantas são um dos exemplos de OGM's. As alterações têm como objectivo, reduzir a excessiva agricultura mecânica e química, podendo assim, levar à diminuição de custos de produção, à produção de alimentos com maior qualidade e ao desenvolvimento de experiências menos agressivas ao meio ambiente.

JL JL disse...

Esta temática é bastante controversa, pois estamos a alterar as leis naturais da vida através da engenharia genética.
Estes organismos geneticamente modificados são seleccionados para terem as características que o ser humano mais aprecia.

Ficamos à espera de mais publicações. Continuação de um bom trabalho!

Problemática do Parque Natural da Arrábida disse...

Este é um tema que pode gerar alguns conflitos,pois existem sempre várias opiniões. Algumas pessoas são a favor,outras não.
Achamos que este é um tema bastante interessante para a dinamização de um blogue, pois podem aqui expressar-se as diferentes opiniões de cada um.

Sugestão: Poderiam ter colocado algums exemplos de organismos genéticamente modificados.
Bom trabalho

Desflorestação disse...

O nosso grupo acha que é um tema controverso devido a ambiguidade das opiniões.

No geral o grupo já tinha algum conhecimento acerca deste tema.

Esta problemática apresenta vantagens para os países em desenvolvimento como possível solução a problemas nutricionais da população (inserção de arroz geneticamente modificado de modo a produzir vitamina A) e economicamente para os países desenvolvidos uma vez que obtêm maior produtividade em menor espaço de tempo.

Contudo achamos pertinente apresentar algumas desvantagens desta temática:

1.A engenharia genética não respeita as fronteiras da natureza – fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie e assegurar a integridade genética das futuras gerações.

2. A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninha sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo.

3. Os alimentos transgênicos poderiam aumentar as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem. Há evidências de que os cultivos transgênicos podem proporcionar um potencial aumento de alergias em relação a cultivos convencionais.
Fonte:(http://www.websitesaude.kit.net/transgenicos.htm)

Enviar um comentário